Satisfação do paciente – Os urologistas estão bem posicionados para entender as dramáticas melhorias na qualidade de vida alcançáveis pela restauração da função erétil masculina. Os cirurgiões de próteses de alto volume, no entanto, também reconhecem que, quando esse caminho envolve um dispositivo implantável, alcançar satisfação completa em todos os receptores parece ser um “sonho de cachimbo” (trocadilho intencional). Como médicos responsáveis, temos o dever de buscar a otimização dos resultados para nossos pacientes. Isso é melhor alcançado quando podemos fazer comparações significativas entre conjuntos de dados adequadamente estruturados.
No vídeo acima apresentamos o aspecto do pênis de dois pacientes submetidos a implante de prótese peniana semi-rígida. Os vídeos foram gravados quatro semanas após a cirurgia, quando normalmente o paciente é reavaliado e liberado para reiniciar as relações sexuais.
Os materiais promocionais da indústria geralmente fazem referência a estudos que relatam altas taxas de satisfação do paciente após a cirurgia. Um manuscrito comumente citado comparou as pontuações no questionário de Satisfação do Tratamento da Disfunção Erétil (EDITS) e o domínio do Índice Internacional de Função Erétil (IIEF) em homens que usavam sildenafil, terapia de injeção intracavernosa e para aqueles submetidos à colocação de um prótese peniana inflável.1 Embora este seja um dos poucos estudos a utilizar um questionário validado, o estudo não foi adequadamente alimentado com apenas 32 pacientes implantados. Além disso, a gravidade da doença não é explicada nem padronizada, e a satisfação é frequentemente relativa (comparada à experiência anterior com outras terapias), e não absoluta.
Homens com disfunção erétil leve podem ficar bastante satisfeitos com medicamentos orais, enquanto aqueles com disfunção grave podem não ter melhorado com terapia semelhante e notar pouca satisfação. Portanto, a seleção de pacientes é crítica e os estudos devem comparar idealmente “maçãs com maçãs”. Muitos outros estudos referenciados, normalmente financiados pelo setor, envolvem entrevistas por telefone com questionários não validados usando sistemas de classificação arbitrários ou simplesmente fazem perguntas dicotômicas sobre se pacientes e / ou parceiros estão satisfeitos, se eles se submeteriam à cirurgia novamente ou se recomendam o procedimento a um amigo ou membro da família.2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 Também foram feitas tentativas para avaliar o ajuste psicossexual no pós-operatório, mas, em alguns casos, isso foi realizado sem instrumentos estruturados ou com um questionário não validado criado por urologistas e simplesmente revisado por um psicólogo.10, 11
Antes de podermos determinar o melhor inventário com o qual avaliar a satisfação do paciente, é essencial entender os fatores pertinentes. Muitos de nós neste campo enfatizam o conceito de que o gerenciamento das expectativas dos pacientes é crucial. Para gerenciá-los, no entanto, é preciso primeiro procurar compreendê-los completamente antes da cirurgia. O conceito de “comprometimento insuficiente e excesso de fornecimento” é fortemente promovido em áreas que enfatizam o atendimento ao cliente, e esse princípio também se aplica aqui. Se um homem está insatisfeito com um resultado porque fez suposições, mas não fez perguntas no pré-operatório para confirmação e clareza, colocar a culpa em uma decisão mal informada não ajuda em nada a resolver o sentimento. Assim, podemos ter que fornecer aos homens as perguntas que eles devem fazer para ter pacientes verdadeiramente informados e não apenas uma assinatura sobre o que muitas vezes é um consentimento menos que informado. Isso demonstrou ser uma questão fundamental em quase um terço dos registros identificados na revisão de um banco de dados de práticas inadequadas para casos que envolvem próteses penianas.12
Parece razoável supor que, se as expectativas pré-operatórias de um homem forem atendidas ou superadas, isso refletiria satisfação. No entanto, isso não é sinônimo de felicidade.
Depressão, status de relacionamento e vários outros fatores podem impedir a obtenção de um paciente exuberante, apesar de um resultado cirúrgico “bem-sucedido”. Se um paciente falhou com medicações orais, o dispositivo de ereção a vácuo e a terapia de injeção, um implante peniano pode ser o único meio de restaurar sua capacidade de relação sexual penetrante. No entanto, se a decisão for tomada porque ele sente que “não tem nada a perder”, ele ainda pode ser impossível de satisfazer plenamente. Isto é especialmente verdadeiro para homens com disfunção induzida cirurgicamente (por exemplo, após prostatectomia radical) que ainda abrigam arrependimento do tratamento. Os fornecedores também precisam estar bem cientes do viés. Tanto os implantadores de alto volume quanto os fabricantes de dispositivos buscarão uma rotação positiva. Mesmo quando um estudo não está sendo financiado diretamente pelo setor, os provedores desejam promover esses serviços diretamente relacionados à sua renda.
Parece assustador modelar uma avaliação global da satisfação que possa ajudar a identificar áreas essenciais para melhoria. Isso claramente estaria além das informações fornecidas pelas pontuações do IIEF e do EDITS. Existem variáveis que envolvem habilidades de comunicação do provedor, capacidade cirúrgica, anatomia do paciente, seleção de produtos, status do parceiro / relacionamento do paciente, etc. Da mesma forma, há uma falta de consenso sobre as perguntas mais práticas a serem feitas. Eles fariam isso de novo? Eles recomendariam o procedimento a um amigo?
Alguns profissionais podem considerar como sucesso um dispositivo funcional na clínica ou um relato de qualquer relação sexual após a cirurgia. No entanto, alguns homens ficam insatisfeitos, mesmo quando a rigidez axial é impressionante.14 As medidas de desfecho relatadas pelo paciente são subutilizadas na urologia protética. Talvez uma abordagem melhor seria o desenvolvimento de instrumentos validados que avaliem a compreensão e as expectativas pré-operatórias (por exemplo, rigidez sob demanda sem a necessidade de medicamentos orais ou trauma repetitivo da agulha nas injeções intra-cavrnosas), juntamente com a experiência pós-operatória para pacientes e casais.
Talvez uma declaração de consenso deva ser desenvolvida e fornecida no pré-operatório para orientar os pacientes sobre quais dispositivos fazem e não fornecem. A previsão é essencial. Alguns homens podem assumir que o dispositivo lhes permitirá agradar seus parceiros. Não fazer isso, apesar de um dispositivo funcional, pode resultar em insatisfação. Dar a um homem uma ereção sob demanda não é equivalente a torná-lo um amante excepcional. Documentar o comprimento do pênis esticado não é o mesmo que perguntar ao paciente se esse comprimento seria “satisfatório”. Reconheça que os pacientes também mudam de idéia ou podem simplesmente estar errados em suas autoavaliações sobre o que lhes permitiria ser satisfeitos. Fiquei desapontado com os itens que escolhi livremente nos menus do restaurante, apesar das descrições detalhadas.
Há uma infinidade de questões considerando a experiência do paciente além do que já foi mencionado. Complicações, modelo de dispositivo, dificuldade de uso e uma fraca relação médico-paciente (especialmente no período pós-operatório) podem gerar insatisfação.15 Muitas vezes, fomos solicitados a ver homens em consulta que fizeram cirurgia em outro lugar, mas se sentiram abandonados no pós-operatório e receberam pouco ou nenhum ensino subsequente para seus dispositivos. O conceito do urologista que coloca os dispositivos, mas não vê pacientes antes ou após a cirurgia, parece altamente questionável. Pesquisas foram propostas para tentar identificar pacientes desafiadores (às vezes denominados “problemáticos”) no pré-operatório.16 No entanto, em vez de usar essas informações para evitar o tratamento desses homens, uma abordagem melhor parece aprofundar os principais fatores que devem ser abordados. para guiá-los em direção a resultados mais satisfatórios.
Depois que nos comprometemos com avaliações detalhadas e padronizadas dos resultados, juntamente com relatórios verdadeiros, podemos avançar na garantia da qualidade de nossos pacientes. Isso deve ser uma prioridade para as sociedades subespecializadas envolvidas com medicina sexual. Até que isso aconteça, é aconselhável que cirurgiões mais jovens busquem orientação de profissionais mais experientes, com uma experiência de alto volume que envolve cuidar de pacientes antes, durante e após a cirurgia. A execução de uma operação de qualidade, embora crítica, geralmente é menos desafiadora do que as partes que vêm antes e depois. Até desenvolvemos um currículo para oferecer informações detalhadas sobre aconselhamento e avaliação pré-operatória de pacientes e parceiros, além de orientar a seleção de palavras e frases para comunicar-se efetivamente, estabelecer expectativas pré-operatórias realistas e tranquilizar o paciente no período pós-operatório. Esforços paralelos em equipes de orientação adequadamente emparelhados devem produzir resultados semelhantes.
Recomendamos para que, os pacientes que tenham interesse na colocação de uma prótese peniana, leiam o post https://www.alessandrorossol.com.br/blog/perguntas-e-respostas-sobre-protese-peniana/ . Este tópico de perguntas e respostas é um canal aberto com o especialista. Ali o paciente poderá esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. E se ainda permanecer algum questinamento, escreva, envie sua pergunta. Ou marque uma consulta para um atendimento com o Dr. Rossol.
Fonte Bibliográfica:
Defining Satisfaction in the Penile Prosthesis Recipient
Journal of Sexual Medicine, September 2019, Volume 16, Issue 9, Pages 1328–1330
Jyoti D. Chouhan, DO, PharmD, Ryan P. Terlecki, MD∗
Department of Urology, Wake Forest Baptist Health, Winston-Salem, NC, USA
https://www.jsm.jsexmed.org/article/S1743-6095(19)31284-6/references